16 de out de 2008

Marketing e Mercado

O objetivo do marketing é criar, comunicar e entregar valor para os clientes, administrando o relacionamento com eles para beneficiar a organização e o seu público interessado (AMA - American Marketing Association).
Uma estratégia de marketing só alcança êxito se proporcionar valor aos seus clientes; é necessário satisfazer as exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição.
As empresas despertam, influenciam e atendem desejos - como valor - mas não criam necessidades, pois estas são inerentes ao ser humano.
O desejo se transforma em demanda quando há poder de compra; e o marketing influencia esta demanda ao oferecer o produto apropriado, atraente e disponível ao público-alvo.
As cinco visões sobre o marketing e a forma de fazer negócios, de forma geral foram resultado de um processo evolutivo, porém, todas são atuais, dependendo do segmento de mercado e do produto.
São elas: a orientação para a produção, para o produto, para a venda, para o marketing e para o marketing societal. O marketing societal surge quando as empresas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão. Os consumidores passaram a ter consciência do impacto que o consumo e a produção podem gerar na sociedade a curto e longo prazo. Poluição, desperdício de recursos nas empresas, exploração ambiental, meio ambiente, passaram a influenciar o consumidor no processo de decisão de compra de um produto.
O desafio da gestão de Marketing é desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e as oportunidades e ameaças em um mercado mutante.
Em um ambiente dinâmico e imprevisível, como os dias de hoje no Brasil, diversos fatores atuam sobre as organizações. As empresas precisam administrar as variáveis econômicas, tecnológicas, ambientais, culturais, sociais, legais, e, gerir estrategicamente seus recursos – produto, preço, distribuição e promoção – para conquistar e manter seus clientes.
A organização tem grande controle sobre os pontos fortes e fracos da empresa, porém, tem pouco controle sobre as oportunidades de mercado e as ameaças de mercado, o que demanda atenção e ajustes constantes nas estratégias da organização.
O ambiente afeta diretamente as estratégias da empresa. As tendências de mercado, as mudanças sociais e demográficas, são determinantes na estratégia de uma empresa.

Um comentário:

Profa. Silvana Hastreiter disse...

Um dos papéis da Universidade é estimular o "aprender a aprender". A iniciativa da professora de solicitar aos alunos a criação dos blogs certamente contribuiu muito para a busca de informações e maior assimilação dos conteúdos do módulo.
Parabéns à professora e aos alunos que se esmeraram nesta tarefa.