A promoção foi prorrogada até 05 de Novembro de 2008. Aproveite essa chance!!!
A divulgação será realizada dia 06 de Novembro de 2008.
30 de out. de 2008
Resumo
A Promoção tem a função de estimular a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes, tendo 3 objetivos:
Informar
Persuadir
Lembrar
Para que a promoção alcance o maior número de consumidores possível, é necessário que a comunicação de marketing seja integrada, ou seja, que utilize mais de um meio de comunicação disponível, como rádio, TV, mala direta, outdoors, internet, displays em pontos de venda, etc.
Tipos de Promoção:
Venda pessoal
Propaganda
Promoção de Vendas
Marketing de patrocínio
Comunicação no ponto de venda
Telemarketing
Internet
Políticas de fidelização
Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem: Aumento nas vendas, aumento na participação de mercado, aumento do conhecimento, melhora da imagem da marca do seu negócio e identificação de vantagens competitivas.
Para medir o impacto gerado pela promoção são usadas algumas ferramentas, como:
Índice de recall (percepção e retenção da mensagem)
Imagem de marca (top of mind)
Performance de vendas
Retorno de cupons
Freqüência de visitação
Informar
Persuadir
Lembrar
Para que a promoção alcance o maior número de consumidores possível, é necessário que a comunicação de marketing seja integrada, ou seja, que utilize mais de um meio de comunicação disponível, como rádio, TV, mala direta, outdoors, internet, displays em pontos de venda, etc.
Tipos de Promoção:
Venda pessoal
Propaganda
Promoção de Vendas
Marketing de patrocínio
Comunicação no ponto de venda
Telemarketing
Internet
Políticas de fidelização
Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem: Aumento nas vendas, aumento na participação de mercado, aumento do conhecimento, melhora da imagem da marca do seu negócio e identificação de vantagens competitivas.
Para medir o impacto gerado pela promoção são usadas algumas ferramentas, como:
Índice de recall (percepção e retenção da mensagem)
Imagem de marca (top of mind)
Performance de vendas
Retorno de cupons
Freqüência de visitação
Promoção
A promoção é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. É por meio da promoção que a empresa se mostra no mercado, informa sobre os produtos e serviços que oferece, lembra o consumidor da sua marca, seus produtos e serviços e gera demanda daquilo que oferece.
As agências de comunicação, geralmente se especializam em uma determinada ferramenta, mas, precisam trabalhar com várias delas para fazer com que a comunicação tenha uma unidade e seja coesa aos olhos do consumidor.
Acredito que toda empresa precisa que os seus funcionários estejam cientes das propostas de prestação de serviços ou de qualidade dos produtos e que prezem pela imagem que a empresa tem no mercado. Para isso a comunicação interna é importante. Externamente, existe uma importância ainda maior da promoção pois é preciso que o público conheça a empresa, conheça o que a empresa oferece e tenha uma imagem concreta do que a empresa representa.
Trabalho muito com eventos corporativos, tanto para público interno como para o público externo. Esses eventos englobam várias áreas da comunicação e principalmente, tem um impacto muito forte sobre o público-alvo.
Por:
Renata Costa Beleski
Publicitária
Conceito de Produto, que atendeu a necessidade do mercado a partir de uma norma de regulamentação.
Tigreflex Reforçado Cor Laranja é garantia de maior segurança.

Ideal para instalações elétricas em lajes de concreto, o Eletroduto Tigreflex Reforçado não propaga chamas, não dobra, não amassa e agora vem na cor laranja, atendendo a NBR 15.465, a norma que regulamenta os eletrodutos rígidos e flexíveis no Brasil.
A ABNT modificou a NBR 15.465, alterando a cor dos eletrodutos de classificação média (aplicação em lajes de concreto) de cinza para laranja. A Tigre alterou a cor de toda a Linha Tigreflex Reforçado, visando o atendimento da Norma de eletrodutos e também para facilitar a distinção do consumidor na identificação de produtos TI GRE para instalações em lajes de concreto.
O produto suporta carga de até 750N/5 cm suficiente para agüentar os esforços de esmagamento do eletroduto no processo de concretagem (colocação de concreto na laje), e para a movimentação intensa de pessoas e carrinhos-de-mão no andamento de uma obra.
Sobre a Tigre
A Tigre é a multinacional brasileira da América Latina líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC.
Sua história começou em Joinville (Santa Catarina – Brasil), em 1941 quando o empreendedor João Hansen Junior adquiriu o controle de uma pequena empresa. A visão pioneira e abordagem inovadora dele se transformaram no fundamento de uma forte companhia que mais tarde se tornaria um grupo de classe mundial, com uma história de sucesso, de inovação e de liderança industrial.
Pioneira e referência nos mercados Predial, de Irrigação e de Infra-estrutura, a empresa é reconhecida pela qualidade e inovação constante dos seus produtos e serviços e também pela sua cultura de valorização das pessoas. O Grupo conta com 5.200 funcionários, faturamento superior a US$ 1 bilhão (2007) e unidades fabris em Joinville (SC), Rio Claro, Indaiatuba (SP) Camaçari (BA) e Castro (PR) e unidades externas na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador e Estados Unidos.
Em janeiro deste ano, adquiriu a empresa Plástica S/A, sediada em Lima, no Peru, companhia fabril com participação importante no mercado peruano. Neste momento, inicia as operações fabris na Colômbia e expande na Argentina.
No Brasil, inaugura ainda fábrica em Minas Gerais (Pouso Alegre) e em Escada, próximo à Recife (Pernambuco).
Os investimentos previstos para este ano chegam a US$ 70 milhões, sem considerar as possíveis aquisições. A empresa continua a avaliar oportunidades na América Central e México.
A ABNT modificou a NBR 15.465, alterando a cor dos eletrodutos de classificação média (aplicação em lajes de concreto) de cinza para laranja. A Tigre alterou a cor de toda a Linha Tigreflex Reforçado, visando o atendimento da Norma de eletrodutos e também para facilitar a distinção do consumidor na identificação de produtos TI GRE para instalações em lajes de concreto.
O produto suporta carga de até 750N/5 cm suficiente para agüentar os esforços de esmagamento do eletroduto no processo de concretagem (colocação de concreto na laje), e para a movimentação intensa de pessoas e carrinhos-de-mão no andamento de uma obra.
Sobre a Tigre
A Tigre é a multinacional brasileira da América Latina líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC.
Sua história começou em Joinville (Santa Catarina – Brasil), em 1941 quando o empreendedor João Hansen Junior adquiriu o controle de uma pequena empresa. A visão pioneira e abordagem inovadora dele se transformaram no fundamento de uma forte companhia que mais tarde se tornaria um grupo de classe mundial, com uma história de sucesso, de inovação e de liderança industrial.
Pioneira e referência nos mercados Predial, de Irrigação e de Infra-estrutura, a empresa é reconhecida pela qualidade e inovação constante dos seus produtos e serviços e também pela sua cultura de valorização das pessoas. O Grupo conta com 5.200 funcionários, faturamento superior a US$ 1 bilhão (2007) e unidades fabris em Joinville (SC), Rio Claro, Indaiatuba (SP) Camaçari (BA) e Castro (PR) e unidades externas na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador e Estados Unidos.
Em janeiro deste ano, adquiriu a empresa Plástica S/A, sediada em Lima, no Peru, companhia fabril com participação importante no mercado peruano. Neste momento, inicia as operações fabris na Colômbia e expande na Argentina.
No Brasil, inaugura ainda fábrica em Minas Gerais (Pouso Alegre) e em Escada, próximo à Recife (Pernambuco).
Os investimentos previstos para este ano chegam a US$ 70 milhões, sem considerar as possíveis aquisições. A empresa continua a avaliar oportunidades na América Central e México.
Marketing da experiência
Vendedores de sonhos
Uma tendência que vem ganhando importância é o chamado marketing da experiência ou dos sentidos.
Trata-se de provocar experiências positivas durante o contato do cliente com a marca, por meio da exploração dos sentimentos e sensações.
Para Silvana Bastian, sócia diretora da Mais Criativa Comunicação & Marketing, o método ainda é pouco usado, tanto no Brasil como em outros países. “Algumas empresas têm iniciativas isoladas, mas isso não é feito de forma planejada e sistemática”, diz. Para ela, o melhor exemplo de marketing de experiência hoje é a Disney. Lá, tudo é planejado para que as pessoas se sintam acolhidas, e os funcionários são muito bem treinados para gerar esse sentimento. “Na economia da experiência, o que se vende são sonhos”, afirma Silvana.
A sensação de uma experiência memorável colocaria em segundo plano a questão do preço.
A rede norte-americana de cafeterias Starbucks, com sete lojas em São Paulo, é outro exemplo de uso do marketing de experiência. A empresa criou o conceito de um terceiro ambiente para o cliente estar, depois da sua casa e do trabalho. O objetivo é deixar as pessoas à vontade para ficar no local durante o tempo que quiserem. O ambiente das cafeterias, que servem cafés finos de várias partes do mundo, inclui desde a decoração aconchegante, com grandes sofás e música ambiente, até atendentes treinados que conhecem os diferentes tipos de cafés.
A idéia de que a experiência pode fazer toda a difer
ença já está mais presente no turismo. No Brasil, um bom case é o da cidade de Gramado. “Todas as atrações da cidade são pensadas em torno de uma temática, inclusive com o atendimento diferenciado de alguns estabelecimentos, complementado com decoração, cores e cheiros adequados”, exemplifica.

Na mesma linha conceitual do marketing de experiência está o chamado “Design Emocional”, que procura causar sensações agradáveis no consumidor por meio da forma do produto. “Trata-se de produtos que possuem um design inovador mais adaptado ao contato humano e que criam um vínculo emocional”, explica Genaro Galli, coordenador de pós-graduação da ESPM-RS.
Um exemplo é o Macbook, o notebook da Apple. Nele, a maçã mordida, logomarca da empresa, fica acesa na parte externa, atrás da tela. Os cabos são brancos e também trazem uma pequena maçã impressa. A fonte de alimentação de energia é redonda e branca, enquanto a dos outros notebooks é quadrada e preta. O mesmo ocorre com o iPod, que é arredondado, enquanto a maioria dos aparelhos de MP3 Players são quadrados. “Nos produtos da Apple, cada detalhe é pensado meticulosamente”, ressalta Galli. 

O último modelo de notebook da Apple, o Macbook Air, é o mais fino do mundo. Ele foi transportado dentro de um envelope por Steve Jobs, presidente da empresa, durante o evento de anúncio da novidade.
O design emocional passa a ser um dos aspectos pelo qual a marca expressa a sua identidade. Na prática, quando o consumidor entra em contato com os produtos da Apple, ele percebe a materialização do slogan da grife: “Pense diferente”. E isso acontece também ao entrar no site da empresa ou nas lojas da marca, as Apple Store, um espaço privilegiado para a experiência positiva do marketing dos sentidos.
Marketing Societal
Como a marca Ypê empata com Natura, Ibama, Greenpeace e Petrobras na categoria meio ambiente do Top of Mind 2008 da Folha de São Paulo.
É muito divulgado que os sabões em pó e detergentes são dois dos principais poluentes que se encontram nos esgotos urbanos, principalmente pela presença do fosfato um mineral que, em quantidades excessivas, pode ocasionar diminuição do oxigênio das águas, comprometendo a existência dos peixes e de todo o ecossistema.
Mesmo com um produto percebido negativamente como poluente, a Ypê conseguiu reverter esta imagem.
O prêmioTop of Mind é realizado pela Folha de S. Paulo desde 1992 e está em sua 18ª edição. Seu objetivo principal é verificar quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros. O Datafolha realizou entrevistas com mais de 6000 consumidores em todo o Brasil, entre 12 a 15 de agosto.
Como a marca Ypê empata com Natura, Ibama, Greenpeace e Petrobras na categoria meio ambiente do Top of Mind 2008 da Folha de São Paulo.
É muito divulgado que os sabões em pó e detergentes são dois dos principais poluentes que se encontram nos esgotos urbanos, principalmente pela presença do fosfato um mineral que, em quantidades excessivas, pode ocasionar diminuição do oxigênio das águas, comprometendo a existência dos peixes e de todo o ecossistema.
Mesmo com um produto percebido negativamente como poluente, a Ypê conseguiu reverter esta imagem.
O prêmioTop of Mind é realizado pela Folha de S. Paulo desde 1992 e está em sua 18ª edição. Seu objetivo principal é verificar quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros. O Datafolha realizou entrevistas com mais de 6000 consumidores em todo o Brasil, entre 12 a 15 de agosto.
No segundo ano da categoria Top Meio Ambiente, empataram em 1º lugar Natura (oscilando dois pontos percentuais para cima), Ypê, Ibama, Greenpeace e Petrobras.
Para o consultor e professor do curso de gestão ambiental da Unicamp, Edson Ferreira, o destaque do Top Meio Ambiente é a diversidade setorial. "A tendência é que os consumidores, cada vez mais, valorizem isso", avalia.
A Ypê criou no ano passado um programa de plantio em áreas devastadas como medida compensatória e saiu na mídia com o slogan "Cuidar da Casa, da Vida, do Planeta". "Não há dúvida de que essas e outras empresas adotaram esse discurso primeiramente para conquistar o consumidor", explica Ferreira.
Na Ypê, a avaliação é de que a marca está "no rumo certo", segundo Waldir Beira Júnior, diretor da Química Amparo, dona da linha de produtos Ypê. Entre os projetos mais importantes, a empresa conta com a campanha "Florestas do Futuro", iniciada em 2007 e realizada em parceria com a Fundação Mata Atlântica, cujo objetivo é plantar mudas em regiões devastadas.
A Ypê criou no ano passado um programa de plantio em áreas devastadas como medida compensatória e saiu na mídia com o slogan "Cuidar da Casa, da Vida, do Planeta". "Não há dúvida de que essas e outras empresas adotaram esse discurso primeiramente para conquistar o consumidor", explica Ferreira.

Na Ypê, a avaliação é de que a marca está "no rumo certo", segundo Waldir Beira Júnior, diretor da Química Amparo, dona da linha de produtos Ypê. Entre os projetos mais importantes, a empresa conta com a campanha "Florestas do Futuro", iniciada em 2007 e realizada em parceria com a Fundação Mata Atlântica, cujo objetivo é plantar mudas em regiões devastadas.
Em agosto, a companhia reforçou sua comunicação socioambient
al com o lançamento do Ypê Premium, uma fórmula ecológica inédita no Brasil: um sabão em pó livre de fosfato, que ajudaria a preservar a vida aquática. "Temos o dever de apresentar tudo o que já vinha sendo feito e fazer ainda mais, como forma de retribuir à natureza o que dela recebemos", diz Beira Júnior.
Cuidar das roupas e do planeta é o que a Ypê oferece ao consumidor brasileiro com o novo lava-roupas em pó Ypê Premium.

Cuidar das roupas e do planeta é o que a Ypê oferece ao consumidor brasileiro com o novo lava-roupas em pó Ypê Premium.
Além do meio ambiente a Ypê investe no apoio institucional:
Núcleo Educacional SEPI, TUCCA, Fundação do Fígado e Mansão do Caminho.

Alheios à responsabilidade Ambiental
63% dos consumidores não souberam apontar marcas reconhecidas por sua responsabilidade ambiental, ainda que sejam diariamente bombardeados com campanhas relacionadas ao assunto. Esta percentagem é idêntica à do ano passado, não houve nenhuma evolução.
63% dos consumidores não souberam apontar marcas reconhecidas por sua responsabilidade ambiental, ainda que sejam diariamente bombardeados com campanhas relacionadas ao assunto. Esta percentagem é idêntica à do ano passado, não houve nenhuma evolução.
A pesquisa mostra que pessoas com mais de 45 anos, menor escolaridade e renda familiar mais baixa são as que menos associam marcas ao tema.
29 de out. de 2008
O Globo lança segunda fase da campanha de posicionamento
O Globo lançou no ultimo dia 26, a segunda fase de sua campanha institucional, criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, que reforça o posicionamento da marca em cada vez mais apostar em multimídia e interatividade com a proposta de levar informação aonde quer que seja.
A estratégia da campanha envolve peças para mídia exterior, como outdoors, mobiliário urbano e traseiras de bancas. Na mídia impressa, serão publicados anúncios em revistas e jornais. Já na mídia eletrônica, a campanha continua com spots de rádio.
O filme com 90 e 60 segundos produzido para a primeira fase da campanha para TV e cinema, ganha uma versão reduzida, de 30 segundos. A agência criou novas peças para internet. Além disso, as chamadas veiculadas diariamente na TV convidando o público a ler o jornal do dia seguinte ganharam nova versão alinhada com a campanha.
A proposta é, através de ações inusitadas e provocadoras, convidar os leitores a participar com denúncias, dicas e fotos. Toda essa integração ressalta a nova assinatura do Globo "Muito além do papel de um jornal". As peças chamam ainda mais atenção para a importância da participação do leitor, que ganhou mais espaço tanto na web quanto na versão impressa.
Os novos anúncios impressos destacam o compromisso do Globo com a cultura e as questões relevantes sobre a cidade, o país e o mundo. Já as peças criadas para a mídia exterior, que divulgam o endereço na internet do Eu-Repórter (www.oglobo.com.br/participe), reforçam também a ampliação das ferramentas de participação do leitor e o incentivam na produção de conteúdos em áudio, vídeo e fotografia.
Na capa do site do Globo, já pode ser observado o crescimento da interatividade, a partir de chamadas para as seções Eu-Repórter e Opinião, além da área de comentários dentro de cada reportagem. Números reforçam a adesão do leitor. A audiência da leitura das matérias publicadas cresceu em 106% neste intervalo.
A estratégia da campanha envolve peças para mídia exterior, como outdoors, mobiliário urbano e traseiras de bancas. Na mídia impressa, serão publicados anúncios em revistas e jornais. Já na mídia eletrônica, a campanha continua com spots de rádio.
O filme com 90 e 60 segundos produzido para a primeira fase da campanha para TV e cinema, ganha uma versão reduzida, de 30 segundos. A agência criou novas peças para internet. Além disso, as chamadas veiculadas diariamente na TV convidando o público a ler o jornal do dia seguinte ganharam nova versão alinhada com a campanha.
A proposta é, através de ações inusitadas e provocadoras, convidar os leitores a participar com denúncias, dicas e fotos. Toda essa integração ressalta a nova assinatura do Globo "Muito além do papel de um jornal". As peças chamam ainda mais atenção para a importância da participação do leitor, que ganhou mais espaço tanto na web quanto na versão impressa.
Os novos anúncios impressos destacam o compromisso do Globo com a cultura e as questões relevantes sobre a cidade, o país e o mundo. Já as peças criadas para a mídia exterior, que divulgam o endereço na internet do Eu-Repórter (www.oglobo.com.br/participe), reforçam também a ampliação das ferramentas de participação do leitor e o incentivam na produção de conteúdos em áudio, vídeo e fotografia.
Na capa do site do Globo, já pode ser observado o crescimento da interatividade, a partir de chamadas para as seções Eu-Repórter e Opinião, além da área de comentários dentro de cada reportagem. Números reforçam a adesão do leitor. A audiência da leitura das matérias publicadas cresceu em 106% neste intervalo.
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