30 de out. de 2008

Marketing Societal
Como a marca Ypê empata com Natura, Ibama, Greenpeace e Petrobras na categoria meio ambiente do Top of Mind 2008 da Folha de São Paulo.


É muito divulgado que os sabões em pó e detergentes são dois dos principais poluentes que se encontram nos esgotos urbanos, principalmente pela presença do fosfato um mineral que, em quantidades excessivas, pode ocasionar diminuição do oxigênio das águas, comprometendo a existência dos peixes e de todo o ecossistema.

Mesmo com um produto percebido negativamente como poluente, a Ypê conseguiu reverter esta imagem.

O prêmioTop of Mind é realizado pela Folha de S. Paulo desde 1992 e está em sua 18ª edição. Seu objetivo principal é verificar quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros. O Datafolha realizou entrevistas com mais de 6000 consumidores em todo o Brasil, entre 12 a 15 de agosto.


No segundo ano da categoria Top Meio Ambiente, empataram em 1º lugar Natura (oscilando dois pontos percentuais para cima), Ypê, Ibama, Greenpeace e Petrobras.
Para o consultor e professor do curso de gestão ambiental da Unicamp, Edson Ferreira, o destaque do Top Meio Ambiente é a diversidade setorial. "A tendência é que os consumidores, cada vez mais, valorizem isso", avalia.
A Ypê criou no ano passado um programa de plantio em áreas devastadas como medida compensatória e saiu na mídia com o slogan "Cuidar da Casa, da Vida, do Planeta". "Não há dúvida de que essas e outras empresas adotaram esse discurso primeiramente para conquistar o consumidor", explica Ferreira.
Na Ypê, a avaliação é de que a marca está "no rumo certo", segundo Waldir Beira Júnior, diretor da Química Amparo, dona da linha de produtos Ypê. Entre os projetos mais importantes, a empresa conta com a campanha "Florestas do Futuro", iniciada em 2007 e realizada em parceria com a Fundação Mata Atlântica, cujo objetivo é plantar mudas em regiões devastadas.

Em agosto, a companhia reforçou sua comunicação socioambiental com o lançamento do Ypê Premium, uma fórmula ecológica inédita no Brasil: um sabão em pó livre de fosfato, que ajudaria a preservar a vida aquática. "Temos o dever de apresentar tudo o que já vinha sendo feito e fazer ainda mais, como forma de retribuir à natureza o que dela recebemos", diz Beira Júnior.
Cuidar das roupas e do planeta é o que a Ypê oferece ao consumidor brasileiro com o novo lava-roupas em pó Ypê Premium.

Além do meio ambiente a Ypê investe no apoio institucional: Núcleo Educacional SEPI, TUCCA, Fundação do Fígado e Mansão do Caminho.



Alheios à responsabilidade Ambiental
63% dos consumidores não souberam apontar marcas reconhecidas por sua responsabilidade ambiental, ainda que sejam diariamente bombardeados com campanhas relacionadas ao assunto. Esta percentagem é idêntica à do ano passado, não houve nenhuma evolução.
A pesquisa mostra que pessoas com mais de 45 anos, menor escolaridade e renda familiar mais baixa são as que menos associam marcas ao tema.

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