21 de out. de 2008

Estrutura do Mercado e Comportamento do Consumidor

A estrutura de mercado divide-se em dois tipos: Mercado de consumo, ou seja, compra de produtos para uso pessoal, e também, Mercado industrial ou B2B do inglês (Business two Business) empresas e governo, que compram insumos para produção e suporte a atividades.

Fatores e diferenças individuais que Influenciam o consumidor final:


Segmentação de Mercado
Processo de agregação de consumidores com características homogenias, diferenciadas de outros grupos, com o objetivo de planejar programas de marketing que se aproximem mais da satisfação de desejos e necessidades do grupo ou grupos escolhidos como mercado-alvo. Portanto, produto ou serviço diferenciado não torna à organização segmentada.
A segmentação de mercado é a distinção entre consumidores, enquanto que a diferenciação de mercado é a distinção entre produtos.


Variáveis do Mercado de consumo: Geográficas, Demográficas, Sócio Econômicas, Psicográficas, Aspectos relacionados ao produto e Comportamentais, são utilizadas para segmentação do mercado de consumo.
Variáveis para mercado empresarial: Geográficos, Porte, Atividade e utilização do produto.

Papel da Segmentação: subsidiar a propaganda, estabelecendo um vínculo emocional com o consumidor, e também, orientar a estratégia da empresa - onde deverá investir.
A segmentação ajuda a identificar quais clientes geram lucro e quais as suas características, identificar que atitudes pesam na decisão de compra, identificar o padrão real de consumo, ser capaz de acompanhar as mudanças.
Condições ideais para o processo de segmentação: Possibilidade de divisão, Quantificação e Identificação.

Estágios da Visão estratégica de mercado
O Marketing de Nichos busca segmentos de mercado com tamanho suficiente para gerar lucratividade, sendo ao mesmo tempo pouco atrativo para os concorrentes.



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