20 de out de 2008

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR


Fatores que influenciam o comprador final
Estratégias para conquistar mercados

Alimentos matinais - No Brasil, a venda de alimentos para o café da manhã vem aumentando muito nos últimos anos. Só que a maioria desses produtos é matinal apenas na embalagem: em geral são consumidos em lanches ao longo do dia, e não apenas no café da manhã.
Um exemplo é a marca Kelloggs’s que tem em seu site um canal específico para as mães onde explica os benefícios do consumo de cereais além do café da manhã, inclusive sugerindo receitas e formas de preparo para outras horas do dia.
No site Kellog's, canal das mães:
"A Kellogg’s uniu diversas dicas para as mães que querem sua família saudável. Aliás, os pais também estão convidados a colaborar para um dia-a-dia com mais energia!
Usando nossos cereais em seus pratos, você vai ter um café-da-manhã, um almoço e também um jantar muito mais nutritivo e saboroso. Temos receitas, dicas de saúde,... a Kellogg’s quer você e sua família vivendo com saúde e bem estar!"
(Na foto: bolo de banana com e pavê quente).
http://www.sucrilhos.com.br/site2008/maes.php

Sorvetes - Apesar do clima quente, o consumo de sorvete no Brasil é muito inferior ao dos países europeus. O consumo no Brasil é cerca de 1/2 litro por ano por habitante, enquanto que num país frio como a Finlândia, o consumo chega perto de 9 litros anuais per capita.
A antropóloga Lívia Barbosa, professora de cultura e consumo da Universidade Federal Fluminense, explica que uma das razões disso é que, entre as consumidoras brasileiras, ainda prevalece a mentalidade de que as sobremesas devem ser feitas sempre em casa. Segundo Lívia, essa disparidade é uma questão de cultura: "No Brasil, servir alimentos industrializados na sobremesa indica falta de atenção da dona de casa", diz.
A partir da pesquisa, marcas como a Kibon e Nestlé lançaram sorvetes diferenciados, buscando dar aos produtos valores de sofisticação e classe.
A linha Heaven da Nestlé, por exemplo, “Uma deliciosa seleção de sorvetes cremosos, com sofisticada combinação de texturas e sabores. Resultado de um exclusivo processo de elaboração, feito especialmente pela Nestlé, para os paladares mais exigentes”.

Xampu - O pessoal de marketing da Unilever brasileira, interessou-se em entender como os consumidores decidem pela compra e manuseiam seus produtos de higiene.
Através de pesquisadoras visitando residências de classe média na cidade de São Paulo, observou cada gesto das donas de casa.
Durante o banho, a pesquisadora flagrou um problema. A mulher segurava numa mão a embalagem do xampu e, na outra, a tampa:
"E agora? Como é que eu vou fazer para passar xampu na cabeça?".
Foi essa singela observação que levou a Unilever a adotar no Brasil as embalagens flip-top (aquelas em que a tampa fica embutida) para seus xampus.

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